Acessibilidade: +100%-

Sobre

História De Santa Lúcia

Santa Lúcia é um município ainda jovem e o que se sabe de sua história é que a colonização e povoação deste município iniciou por volta do ano de 1960 com pioneiros oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quanto ao nome do lugar, Orlando Luiz Zamprônio, coletor em Capanema que nesta época comercializava madeira e plantava palmito no local da derrubada da mata e um dia feriu um olho em galho de criciúma na Serra do Facão ao abaixar-se para tomar água em uma mina no local, clamou por Santa Luzia mesma Santa Lúcia, como na época só podia contar com a fé no lugar que não tinha farmácia ou hospital fez-lhe uma promessa e ao dar o nome do lugar deulhe de Santa Lúcia.

Os primeiros colonos, oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aqui chegaram atraídos pelas boas terras agrícolas, com o intuito de plantar, fundaram uma vida com a força do trabalho voltado exclusivamente para a agricultura.

Dinarte Thibes, morador de Campos Novos, Santa Catarina, em 26 de dezembro de 1960 veio ao Sudoeste do Paraná, trazer em seu caminhão os pertences de uma família em mudanças para a localidade de Jacutinga. Através de informações de algumas pessoas, foi conhecer as terras da localidade Santa Lúcia, gostou e trocou o seu caminhão por 150 alqueires, em 1º de janeiro de 1961.

A família Thibes, partiu em 19 de agosto de 1961 de Campos Novos, para Marmelândia, na época Município de Realeza. Em meados de 1962, Dinarte Thibes construiu uma residência em Aparecida do Oeste, Município de Capitão Leônidas Marques, levando sua família para Santa Lúcia somente no ano seguinte, 1963, quando as condições já eram um pouco melhores.

Esta família, junto com outras tiveram muitos problemas com posseiros e os chamados “guardas” do Estado.

Em 15 de julho de 1963, Lourenço Soares, veio de Tucunduva – RS, juntamente com Francisco Bastiani, para trabalhar na agricultura em Santa Lúcia. Ainda como primeiros moradores e pioneiros podemos citar:Dinarte Thibes, Guilherme Laichter, Oscar Antunes de Morais, Sadi Pares, Olindo 22 Parolin, Orlando Rios, Carlos Rios, Guilherme Rios, Vivaldino Getrulio (Ito Preto), José Manica, Alcebíades Mantovani, Vadislau Scharnoski, Oscar Antunes, Clicério Foleto, Família Bastiani, Constantino Busanelo, Valter Pupp, Família Balbinote e Orlando Luiz Zamprônio, sendo que o mesmo deu origem ao nome da Avenida principal e do colégio Estadual com ensino Fundamental e médio.

A primeira missa na localidade foi celebrada em 30 de agosto de 1963, sendo uma missa campal defronte à pequena capela construída na localidade.

A abertura da estrada ligando Santa Lúcia a Capitão Leônidas Marques, foi custeada por Orlando Luiz Zamprônio, Vadislaw Scharnoski (Maneco), Dinarte Thibes de Barros, Olindo Parolin, Guilherme Laicheter, Oscar Antunes e Adolfo Frische.

Em 03 de outubro de 1967, a vila foi elevada à categoria de distrito, pela Lei Estadual nº 5650. Em 09 de maio de 1990 o distrito foi elevado à categoria de município desmembrando do Município de Capitão Leônidas Marques, pela Lei Estadual nº 9243, sendo instalado em 01 de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito Sr. Aldino Dalben e o vice-prefeito João Francisco Scalco.

Os rios que banham o município são: Rio Monteiro, Rio Santa Lúcia, Rio Andrade, Córrego São Pedro,Córrego São Valentim, Córrego Quarto.

As Linhas rurais do município são: Linha Gaúcha, São Valentim, Linha Bom Plano, Linha Alto Pará, São Valério, Linha Bastiani, Linha Três Pinheiros, Linha São João,Linha São Pedro, Linha Santo Ângelo, Linha Luana, Linha Portão e Linha Santo Antônio dos Canarinhos, tendo como distrito a Linha Santa Catarina.


Ler mais >

Conta a história a entrada no oeste
Dos pioneiros chegados do sul
Desbravando este sertão agreste
Sob o céu do mais puro azul

Junto ao vale tão verde e formoso
A clareira se fez dominar
E surgiu no rincão grandioso
Esta jóia que eu sempre hei de amar (bis)

Santa Lúcia és meu grande amor
Terra querida mais linda não dá
Recanto de paz esplendor
Do nosso adorado Paraná

Terra amiga gentil e dadivosa
Onde o milho,a soja,o algodão
Propiciam a colheitas generosas
Como a cana, o trigo e o feijão

Refrão

Ornamentando estas glebas colossais
Salto do Baicuru, que encanta e seduz
A ecologia e as belezas naturais
Desvendando horizontes de luz

Refrão


Ler mais >

Brasão do município


Ler mais >

Prefeito: Renato Tonidandel

Vice-Prefeito: Loivo Knetch (Chico)

Mandato: 2017 – 2020

Prefeito: Adalgizo C. de Souza

Vice-Prefeito: Jaury Scariot

Mandato: 2013 – 2016

Prefeito: Renato Tonidandel

Vice-Prefeito: Luiz Vitor da Silva

Mandato: 2009 – 2012

Prefeito: Renato Tonidandel

Vice-Prefeito: Luiz Vitor da Silva

Mandato: 2005 – 2008

Prefeito: Aldino Dalben

Vice-Prefeito: Renato Tonidandel

Mandato: 2001 – 2004

Prefeito: João Scalco

Vice-Prefeito: Renato Tonidandel

Mandato: 1997 – 2000

Prefeito: Aldino Dalben

Vice-Prefeito: João Scalco

Mandato: 1993 – 1996


Ler mais >

População

PIB per capita (R$)

Área (km²)

Indicadores

Informações

HINO

HINO DE SANTA LÚCIA

Mais informações
História

História De Santa Lúcia

Mais informações
Símbolos

Brasão do município

Mais informações
Portal da Transparência
Prefeito e Ex-Prefeitos

Aldino Dalben, João Scalco, Aldino Dalben, Renato Tonidandel, Renato Tonidandel, Adalgizo C. de Souza e Renato Tonidandel.

Mais informações

Eventos

12

Evento 01

Santa Lucia

Mais eventos

Visite a Cidade

Gallery image
Gallery image
Gallery image
Ver mais